quarta-feira, 30 de setembro de 2015

História do Passat

Volkswagen Passat, que comemora 40 anos de produção na Alemanha, foi fabricado em São Bernardo do Campo e em Taubaté, tendo sido lançado no Brasil em 1974 - um ano depois de sua apresentação na Alemanha. 

VW Passat de 1ª geração - 1974

Tratou-se do primeiro veículo Volkswagen com motor refrigerado a água. Seu motor quatro-cilindros de 1.500 cm³ gerava potência bruta de 78 cv. Em seu lançamento, o Passat era oferecido apenas com carroceria 2-portas.

VW Passat TS - 1977

Ainda em 1974 foi exibida no IX Salão do Automóvel a versão com 4 portas. Em 1976, o motor teria sua cilindrada aumentada para 1.600 cm³. A potência bruta subia para 96 cv. Em 1979 o modelo recebeu versão abastecida com etanol.

VW Passat LS 1979 - 1ª reestilização

A versão esportiva GTS Pointer foi introduzida em agosto de 1983. Trazia suspensão recalibrada, acabamento diferenciado, rodas de liga-leve e bancos dianteiros Recaro, entre outros itens.

VW Passat GTS Pointer 1983 - 2ª reestilização

A partir de 1984 a GTS Pointer passou a trazer o mesmo motor 1.8 utilizado também no Santana, que gerava 85 cv de potência líquida na versão a gasolina e 92 cv na a etanol.

VW Passat GTS Pointer 1989 - último modelo fabricado no Brasil

O Passat foi fabricado no Brasil até 1988 e teve mais de 675 mil unidades vendidas.

VW Passat de 4ª geração

Em 1994, o modelo passou a ser importado da Alemanha para o Brasil. Nessa nova fase, o Passat estreou no País nas versões 2.0 e 2.8 VR6. 

VW Passat de 5ª geração

Em 1998 chegou a 5ª geração, em versões 1.8, 1.8T e V6. 

VW Passat de 5ª geração - reestilizado em 2001

Essa geração passaria por modificações estéticas em 2001, ganhando também o motor 2.0l em substituição ao 1.8l.

VW Passat de 6ª geração

A 6ª geração do Passat chegou em 2005, estreando o motor 2.0 FSI de 150 cv. No ano seguinte viria a versão 2.0 FSI Turbo, com 200 cv. Em 2007, o modelo receberia o V6 3.2l de 250 cv, combinado à tração integral permanente 4MOTION e ao câmbio automático DSG.

Atual geração do modelo

O modelo atualmente vendido no Brasil é o da 7ª geração, nas versões sedã e station wagon. Comercializado desde 2011, é um dos mais equipados de sua categoria. O modelo traz motor EA888 2.0l TSI de 211 cv, transmissão automática DSG de seis marchas e longa lista de itens de série.


Entre os de segurança, destacam-se: o ACC (Adaptive Cruise Control – controlador de velocidade e distância), o sistema Front Assist, integrado ao ACC, atua como se fosse um “passageiro da frente sempre alerta”, ajudando a evitar colisões frontais, mesmo quando o ACC estiver desligado, o sistema de frenagem urbana de emergência e os faróis bi-xenônio. Além de seis air bags e freios ABS com EBD.

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